A Divisão
de Educação Especial – DEE é responsável pela implantação e
implementação e acompanhamento dos
serviços como: sala de recursos
multifuncionais, convênios e parcerias para oferecer serviços específicos,
oficinas de trabalho, estudos e atendimentos
junto aos professores que atende alunos da REME.
A política que norteia as ações da educação especial, está
centrada no fortalecimento do processo inclusivo
dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento,
altas habilidades/superdotação, por meio, do atendimento educacional
especializado realizado no contraturno
nas salas de recursos multifuncionais e os serviços de apoio em sala de aula
como: professor auxiliar, intérprete, assistente de inclusão escolar e os
estagiários do curso de pedagogia. E no
acompanhamento às escolas realizados pelos núcleos específicos.
Os núcleos específicos diretamente ligados à esta
divisão, operacionaliza ações de formação continuada e intervenção pedagógica
especializada, atendendo as especificidades educativas dos alunos com
deficiência transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades\superdotação matriculados na Rede
Municipal de Ensino.
A Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva
Inclusiva (2008), indica a implantação das salas de recursos como uma
das principais estratégias de promoção das condições de aprendizagem do
alunado da educação especial. Atualmente a SEMED, tem 58 salas de recursos
multifuncionais implantadas e equipadas fortalecendo o atendimento na própria
escola ou nas regiões próximas a ela, atendendo as necessidades das famílias
que residem nas diversas microrregiões que se divide o município.
Reafirmando a importância das
políticas de apoio para o fortalecimento das ações da educação especial na
perspectiva inclusiva a REME dispõe do professor auxiliar. Baseado na
concepção da bidocência, atualmente
temos 217 professores auxiliares que
atuam diretamente dentro de sala de aula no apoio pedagógico ao professor
regente, utilizando-se de estratégias e recursos específicos que promovam a
aprendizagem de alunos que necessitam de apoio constante decorrente de
graves comprometimentos motores e
linguísticos. Esses critérios estão descritos na resolução da SEMED n° 148
de 04 de setembro de 2013.
No ano de 2011 foi elaborado
e implantado um projeto inovador que atende a uma das metas
do Plano Municipal de Educação que prevê parcerias com as Instituições de
Ensino Superior –IES. a relevância da proposta está em contribuir para a
formação, oportunizando conhecimentos e vivências aos futuros profissionais da educação. A equipe da educação especial acompanha
juntamente com a escola a atuação desses estagiários e oferece cursos de
formação continuada na área de educação especial.
O estagiário não substitui o professor
auxiliar, ele contribui com o professor
regente no acompanhamento pedagógico aos alunos com deficiência intelectual que apresentam dificuldades específicas no que tange ao seu comportamento
social no ambiente escolar, e que não
atendem aos critérios estabelecidos pela resolução anteriormente citada. Atualmente
estamos com 75 estagiários remunerados desempenhando esse acompanhamento.
A REME dispõe ainda dos profissionais denominados de assistente de inclusão são
os profissionais que atuam como cuidadores e que apoiam os alunos com
deficiência, em atividades de higiene, alimentação e locomoção durante a sua
permanência na escola. Destacamos, que Campo Grande é um dos poucos municípios
do país que tem esse profissional concursado em sua rede.
Para atender aos alunos com surdez a
SEMED dispõem de 50 tradutores intérpretes de LIBRAS que atuam diretamente nas
salas de aula desses alunos.
A SEMED disponibiliza ainda cadeiras
de rodas, mesas adaptadas, cadeiras conjugada, pranchas de comunicação
alternativa e aumentativa, prancha multifuncional, prancha de apoio para leitura, materiais ampliados para alunos com baixa visão,
materiais transcritos em braille para alunos cegos.
Adriana
Aparecida Burato Marques Buytendorp
Chefe
da Divisão de Educação especial da SEMED
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