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quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dados sobre os Serviços da Educação Especial da SEMED


A Divisão de Educação Especial – DEE  é responsável pela implantação e implementação  e acompanhamento dos serviços como:  sala de recursos multifuncionais, convênios e parcerias para oferecer serviços específicos, oficinas de trabalho, estudos e atendimentos  junto aos professores que atende alunos da REME.
A política que norteia as ações da educação especial, está centrada no   fortalecimento do processo  inclusivo  dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, por meio, do atendimento educacional especializado  realizado no contraturno nas salas de recursos multifuncionais e os serviços de apoio em sala de aula como: professor auxiliar, intérprete, assistente de inclusão escolar e os estagiários do curso de pedagogia.  E no acompanhamento às escolas realizados pelos núcleos específicos.
Os núcleos específicos diretamente ligados à esta divisão, operacionaliza ações de formação continuada e intervenção pedagógica especializada, atendendo as especificidades educativas dos alunos com deficiência transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades\superdotação  matriculados na Rede Municipal de Ensino.
A  Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva  Inclusiva (2008), indica a implantação das salas de recursos como uma das principais estratégias de promoção das condições de aprendizagem do alunado  da educação especial.  Atualmente a SEMED, tem 58 salas de recursos multifuncionais implantadas e equipadas fortalecendo o atendimento na própria escola ou nas regiões próximas a ela, atendendo as necessidades das famílias que residem nas diversas microrregiões que se divide o município.
            Reafirmando a importância das políticas de apoio para o fortalecimento das ações da educação especial na perspectiva inclusiva a REME  dispõe do professor auxiliar. Baseado na concepção da bidocência, atualmente temos 217 professores auxiliares  que atuam diretamente dentro de sala de aula no apoio pedagógico ao professor regente, utilizando-se de estratégias e recursos específicos que promovam a aprendizagem de alunos que necessitam de apoio constante decorrente de graves  comprometimentos motores e linguísticos. Esses critérios estão descritos na resolução da SEMED n° 148 de  04 de setembro de 2013.
              No ano de 2011  foi elaborado  e implantado  um projeto inovador que atende a uma das metas do Plano Municipal de Educação que prevê parcerias com as Instituições de Ensino Superior –IES. a relevância da proposta está em contribuir para a formação,  oportunizando  conhecimentos e vivências aos  futuros profissionais da educação. A  equipe da educação especial acompanha juntamente com a escola a atuação desses estagiários e oferece cursos de formação continuada na área de educação especial.
O estagiário não substitui o professor auxiliar, ele  contribui com o professor regente no acompanhamento pedagógico aos alunos com deficiência intelectual  que apresentam  dificuldades específicas no que tange ao seu comportamento social no ambiente escolar,  e que não atendem aos critérios estabelecidos pela resolução anteriormente citada. Atualmente estamos com  75 estagiários remunerados desempenhando esse acompanhamento.
A REME dispõe ainda dos profissionais denominados de assistente de inclusão são os profissionais que atuam como cuidadores e que apoiam os alunos com deficiência, em atividades de higiene, alimentação e locomoção durante a sua permanência na escola. Destacamos, que Campo Grande é um dos poucos municípios do país  que tem  esse profissional concursado em sua rede.
Para atender aos alunos com surdez a SEMED dispõem de 50  tradutores intérpretes   de LIBRAS que atuam diretamente nas salas de aula desses alunos. 
A SEMED disponibiliza ainda cadeiras de rodas, mesas adaptadas, cadeiras conjugada, pranchas de comunicação alternativa e aumentativa, prancha multifuncional, prancha de    apoio para leitura, materiais  ampliados para alunos com baixa visão, materiais transcritos  em    braille para alunos cegos.
Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp
Chefe da Divisão de Educação especial da SEMED
 
 

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